quinta-feira, 24 de novembro de 2016

PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE MAQUETE – MODELOS E MAQUETES TRIDIMENSIONAIS


A aula de Modelos e Maquetes Tridimensionais, lecionada pelo professor Luiz Severiano Dutra tem como principal objetivo habilitar os alunos a utilizarem os laboratórios de metal/madeira e plásticos e compósitos, onde confeccionam uma maquete de avião, automóvel ou ainda de um dispositivo didático mecânico, utilizando todos os conhecimentos adquiridos nas aulas com o auxílio de técnicos capacitados.




À seguir, a montagem da maquete confeccionada pelos alunos Marcus Vinícius Bernardes e Mateus Costa do modelo Grumman F-14 Tomcat. Este modelo foi escolhido pela Equipe CEMec para ilustrar as etapas de construção que são realizadas na disciplina:

A planta impressa em folha A0 é colada em compensado, para que seja feito o recorte das vistas e seções.




Após recortadas as partes, as vistas são “cruzadas” para que a maquete comece a tomar forma criando assim, o “esqueleto “ do avião. As seções começam então, a serem preenchidas com madeira e/ou espuma poliuretano.






Logo preenchidas as seções com madeira, passa-se massa plástica, criando assim a fuselagem e dando uma superfície rudimentar à maquete.


Após a secagem da massa plástica, é realizado um processo de correção da superfície utilizando diversos tipos de lixa (38,80,120,280,320..), e posteriormente é aplicado uma camada fina de massa rápida, de forma a corrigir pequenas irregularidades na superfície. Em seguida, com a pistola pneumática é aplicado o PRIMER, um material polimérico que contra a luz revela ainda mais falhas. Com a lixa d’água mais fina, tais falhas podem ser reparadas, se necessário.







Inicia-se o processo de construção da base, o corte, e em seguida a pintura.





Os mísseis e as demais peças para acabamento foram confeccionadas em impressora 3D e em seguida pintadas à mão. Outros acessórios podem ser confeccionados utilizando moldes de madeira e massa plástica.



Após o processo de acabamento com lixas mais finas, é realizado então, o processo de pintura. Em alguns modelos cujo design de textura compõem diversas cores, são aplicadas mais de uma camada de tinta.

Em áreas menores, se torna inviável a utilização da pistola pneumática, logo, a equipe também utiliza de pequenos pincéis.

As tintas utilizadas, normalmente são automotivas por possuírem um melhor acabamento superficial e resistência mecânica. São utilizados também vernizes P.U.






Após concluída a etapa de pintura e acabamento, a maquete é adesivada com insígnias e avisos técnicos de manutenção, e logo, está pronta para exposição.



Por: 
Giovana Salvador